FAQ

1. Qual é o Programa do evento?
O evento em 2019 vai contar com 3 etapas diferentes. Apesar do evento ser de âmbito internacional é aberto a todos, podendo participar nos escalões abertos ou nas categorias de competição. Nas categorias de competição só podem executar os percursos individualmente enquanto na formação e escalões abertos pode ser realizado individualmente ou em grupo.

No dia 17 de maio o Porto City Race, regressa ao centro histórico com o percurso de Orientação pedestre noturno que vai trazer muitas surpresas.

No dia 18 de maio, realiza-se a prova de Sprint num parque muito pouco conhecido (Parque Oriental) com a concentração no pavilhão do Lagarteiro.

2. Nunca fiz Orientação. Mesmo assim posso participar?
Claro que sim. Todas as organizações têm que estar preparadas com monitores para fazer o acompanhamento e ensino de grupos. Para participar em grupo tem que escolher um dos percursos abertos. No ato da inscrição devem mencionar a necessidade de apoio de monitor.

3. Posso participar em Grupo
Pode participar em grupo (convide familiares e amigos e venha à descoberta). Os grupos não têm nº limite de participantes, contudo no caso desejarem monitor para ensino não deverá ultrapassar os seis elementos. No ato da inscrição devem mencionar os dados de todos os elementos do grupo.

4. Como devo proceder para fazer as inscrições?
De preferência utilizar o portal online Orioásis Em alternativa, pode utilizar o e-mail que encontrará no link inscrições do menu do site da prova: inscrever@gd4caminhos.com

Pode consultar aqui a lista de Inscritos

Poderá ainda utilizar o telemóvel 936 264 216 para informações.

5. O que devo mencionar no ato da inscrição?
Deve mencionar o seu nome, escalão, nº de telemóvel, data de nascimento e nº do BI.

Em caso de participar em grupo indicar os mesmos dados para todos os elementos do grupo. O nº telemóvel servirá para envio de sms sobre o evento e o nº BI para o seguro desportivo.

6. Como devo proceder para fazer o pagamento das inscrições?
Por transferência bancária (IBAN PT50 0036 0295 9910 0001177 27).

As taxas de inscrição estão mencionadas no link inscrições no site do evento.

7. Os participantes que não são federados podem participar nos escalões de competição?
Em que escalão me devo inscrever?

SIM, nos eventos da Taça de Portugal isso não é possível. No entanto, em algumas provas locais é permitido aos participantes não federados participarem nos escalões de competição como é o caso da Porto City Race. Se nunca experimentou deve começar pelo Open Curto onde pode participar individualmente ou em grupo e até com acompanhamento se o solicitar na partida ou no ato da inscrição. Se já se sente perfeitamente integrado na modalidade poderá se o desejar fazer a inscrição na categoria correspondente á sua idade (consultar a informação Geral).

8. Posso inscrever-me em apenas uma das etapas?

Sim. Normalmente, os eventos de orientação são designados por troféus. Esses troféus podem ter uma ou várias etapas. Em qualquer um dos casos, as inscrições são relativas a cada dia. Neste caso os eventos do dia 17,18 e 19 de maio são independentes e terão classificações separadas. Poderão inscrever-se só num dos eventos.

9. Como funcionam as partidas nos eventos de Orientação?
as partidas são realizadas em sistema de contra-relógio. Antes do evento, estarão disponíveis as listas de partida para cada categoria a qual deverá ser respeitada. Assim sendo, não é necessário fazer uma fila de espera na partida. No caso de não poder partir no horário atribuído pela organização, poderá partir mais tarde. O seu tempo de prova será accionado ao levantar o mapa e introduzir o chip numa base eletrónica na partida. Importante referir que o tempo de chamada estará 3 minutos adiantado em relação à hora real ( Esses 3 minutos servem para a organização verificar o seu nº de peitoral, nº de chip e entregar a sinaletica suplementar).

10. Nos eventos de Orientação existe corte de trânsito?
Pode haver eventos urbanos com corte de trânsito, principalmente em provas denominadas de Sprint, realizadas em centros históricos. Nas provas do circuito City Race, como a Porto City Race, normalmente não existe corte de trânsito, podendo haver situações onde a organização solicita à Polícia Municipal a regularização de trânsito em locais específicos. Assim solicita-se a todos os participantes o máximo cuidado no atravessamento de estradas e cruzamentos.

 

11. Que tipo de roupa se deve utilizar para efetuar a prova?
Apesar dos atletas experientes utilizarem equipamentos específicos, para quem vai cumprir um percurso pela primeira vez, poderá vestir uma roupa desportiva ou fato de treino e calçar sapatilhas de desporto com um piso com alguma aderência. Recomenda-se também roupa e calçado para trocar no final caso seja necessário.

12. Que tipos de utensílios podem os participantes levar na execução da prova?
Para ajuda dos participantes somente podem ser portadores de uma bússola.

13. A organização fornece bússola para os participantes?
A bússola é da responsabilidade dos participantes. A organização não fornece bússolas aos participantes, mas poderá adquirir uma de boa qualidade na arena do evento.

14. Como é que é efetuado o controlo da prova?
A prova será controlada eletronicamente através do sistema de controlo Sport Ident. Cada participante ou grupo deverá ser portador de um cartão eletrónico (chip). “Em caso de mau funcionamento da estação SI, deverão ser picotadas as reservas existentes no mapa com o alicate dos postos de controlo e mostradas aos juízes no final da prova.”

15. Como devo levantar o chip?
O chip será colocado no envelope respetivo do clube ou participante individual onde existirá uma relação nominal para atribuição a cada participante. A participação com um chip que não corresponda á relação fornecida pela organização implica a desclassificação.

16. Se não completar o percurso o que devo fazer?
Deve passar sempre pela chegada e descarregar o seu chip e entregá-lo.

17. Contactos:
inscrever@gd4caminhos.com
936264216